sábado, 18 de junho de 2016

Urubu de cabeça preta ( Coragyps atratus)



Corridinha no lago e encontrei esse cara que é bem mal falado, o urubu de cabeça preta, seu nome Científico é Coragyps atratus da família Cathartidae
Entre os urubus, é o de menor envergadura, com cerca de 143 cm. Sua cabeça e pescoço sao nus, cinza escuros, quase pretos. Para diferenciar dos outros urubus, em vôo, da pra ver o formato mais curto e arredondado das asas, com a ponta um pouco à frente da cabeça. Quase no final de cada asa, tem uma área mais clara, quase um círculo. Exceto por essa área mais clara, adultos e jovens são totalmente negros, inclusive a pele nua da cabeça e pescoço.
Nas proximidades das casas, eles busca restos de comida e partes de animais domésticos mortos.
Alimenta-se de carcaças de animais mortos e outros materiais orgânicos em decomposição, também de animais vivos, tornando-se predador de outras aves.
Faz ninho em ocos de árvores mortas, entre pedras e outros locais abrigados, geralmente com incidência de árvores. Põe 2 ovos branco-azulados manchados com muitos pontos marrons.
Esse cara apesar de ser baixinho, é o mais agressivo dos urubus menores. E AO CONTRARIO DO QUE MUITOS PENSÃO NÃO POSSUI UM OFATO APURADO, o gênero Cathartes, localiza a carniça pela visão direta ou observando os outros urubus pousando para comer. Costuma deslocar-se a grande altura, usando as correntes de ar quente para diminuir o custo energético do vôo. Vlw galera até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário